7 atitudes capazes de fortalecer o relacionamento


Confira quais são as estratégias que ele reuniu em um artigo do Psychology Today:

  1. O efeito da expectativa

Para o especialista, este é um dos melhores fenômenos psicológicos. A pesquisa liderada pelo psicólogo Robert Rosenthal mostra que ao manter expectativas positivas sobre o comportamento de outra pessoa, podemos influenciar sutilmente seu comportamento de maneira positiva.

Acreditar no potencial da pessoa e até elogia-la (“Você é uma boa pessoa”; “Eu acho fabuloso”; “Você terá sucesso”) pode fazer você com que ela se sinta melhor e também tenha um melhor desempenho.

gifReprodução / giphy
  1. Apoio social positivo

Uma pesquisa mostra que fornecer apoio positivo – especialmente em momentos de estresse –  pode ajudar o parceiro a lidar melhor com isso. Por isso, é importante evitar a negatividade na relação de apoio.

Exemplos de apoio social negativo são comentários como “eu avisei” ou críticas de maneira punitiva ou reprovadora.

A melhor forma de apoiar é ser positivo e escutar mais ao invés de falar. Se o seu parceiro precisa ser ouvido e compreendido, seja empático. Tente ajudar a resolver o problema e se surgirem dúvidas, sempre pergunte.

gifReprodução / Giphy
  1. Reciprocidade

Este passo é importante para todas as outras estratégias. Em essência, a norma da reciprocidade afirma que, se alguém nos faz um favor, nos sentimos endividados e há uma motivação psicológica para retribuir de alguma forma.

Então, se o nosso parceiro nos parabeniza, sentimos a necessidade de retornar o elogio. A chave é se concentrar nos atributos e comportamentos positivos do parceiro. Parabenize, faça um favor, ajude com uma tarefa e, consequentemente, você receberá algo positivo em troca.

gifReprodução / Giphy
  1. Cognição

Quando a pessoa está focada apenas em aspectos negativos (doente, estressada com o trabalho, etc), tente fornecer uma maneira alternativa de ver a situação a partir de uma perspectiva mais positiva. Esta técnica é antiga e tem a eficácia comprovada.

  1. Ouvir com empatia

O objetivo da escuta empática é permitir que seu parceiro revele sentimentos, pensamentos, preocupações, tensões ou problemas, demonstrando sempre empatia por eles.

Uma dificuldade é a nossa tendência de querer sempre dizer alguma coisa (oferecer conselhos ou sugestões), mas é importante concentrar-se simplesmente em entender as emoções e preocupações da outra pessoa e mostrar que entendemos seus sentimentos.

escuta empática pode fazer com que nosso parceiro se sinta melhor, alivie o estresse e tenha uma maior sensação de segurança.

A norma da reciprocidade sugere que, se formos um ouvinte empático, nosso parceiro também se tornará mais empático.

gifReprodução / Giphy
  1. Respeito positivo incondicional

Esta técnica desenvolvida pelo psicólogo humanista Carl Rogers, consiste em aceitar e apoiar um ente querido, independentemente do que a pessoa tenha feito, experimentado ou dito.

Assim como a escuta empática, mostrar uma atitude positiva incondicional requer paciência e prática. Você precisa suspender seus próprios sentimentos e opiniões e simplesmente valorizar o outro indivíduo. Com o tempo, seu parceiro deve retornar uma atitude positiva incondicional.

gifReprodução / Giphy
  1. Perdão

Quando seu parceiro erra, é importante manter o perdão no relacionamento. Todos cometemos erros e, ao mostrar perdão, podemos começar a reparar relacionamentos quebrados.

Ainda assim é preciso lembrar que os relacionamentos são uma via de mão dupla. Por isso, ambos os parceiros devem participar desses comportamentos psicológicos positivos para que um relacionamento seja bem-sucedido.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0

Deixei seu comentário